Ministério da Familia Lopes em 2023
Amados irmãos em Cristo,
Como Família estamos imensamente gratos ao Senhor nosso Deus pelo ministério do Departamento Missionário da CIIP. Reconhecemos que são, de facto, um instrumento nas mãos de Deus para o apoio e sustento da nossa família e ministério.
Como Família, no geral, estamos bem pela graça do Senhor. O nosso Tiago (como os irmãos devem estar lembrados, tem Síndrome de Down) tem feito progressos enormes no desenvolvimento. Durante este ano percebemos que era importante o Tiago ter uma terapeuta da fala para o ajudar na comunicação. Contratámos uma terapeuta particular que está a trabalhar com ele semanalmente. Os resultados têm sido notórios. Graças a Deus que nos tem permitido ver este avanço na vida do nosso Tiago. Os mais velhos estão a estudar novamente em casa em regime de ensino doméstico. Também continuam no conservatório de música a estudar: Miguel – Violino; Rute – Viola d’Arco; João – Piano. A Maria, sempre traquina, continua a crescer com boa saúde. Para lá de tudo isso, este ano o Senhor concedeu-nos a alegria de ver o nosso filho mais velho, o Miguel, ser batizado, assumindo assim o seu compromisso pessoal com Cristo obedecendo ao Seu mandamento. Glória a Deus!
A Susana também começou este ano a sua licenciatura em educação. O Senhor tem recompensado todo o esforço com bons resultados nos trabalhos e exames. Além do estudo universitário a Susana continua a cuidar das coisas da casa, do ensino dos nossos filhos e das terapias do Tiago. Em resumo, são sempre dias cheios.
Em relação ao ministério, continuo a trabalhar como obreiro a tempo inteiro. Na igreja da Gafanha (nossa igreja local), continuo a pregar regularmente nos cultos de domingo e nos estudos bíblicos; dou semanalmente as lições à classe de adolescentes (atualmente contamos com 12 adolescentes); estou a fazer discipulado numa classe de novos membros que se batizaram; faço discipulado de preparação para o batismo; continuo a fazer a visitação aos membros da igreja, com maior foco nos membros mais vulneráveis (vivem sozinhos; mais idosos; doentes); preparo as reuniões de liderança da igreja e estou responsável pela criação e elaboração do plano de ensino da igreja, tanto nos estudos bíblicos como na pregação dominical.
Também continuamos com o trabalho em São Jacinto. Até quando não sabemos, aguardamos que o Senhor também nos mostre o caminho para este ministério. Dou o estudo bíblico semanalmente naquele lugar, mas sem grande impacto para a comunidade. Tem sido algo que nos entristece bastante, mas não temos conseguido fazer mais, pelo menos até ao presente tempo.
Ao longo dos últimos anos tenho estado na direção da JEBV como presidente e o Senhor encaminhou as coisas para que continue por mais dois anos (2024-25). Tem sido um trabalho exigente, mas as recompensas são muitas.
Em relação ao CERP (Centro Evangélico de Retiros do Palhal) este foi o meu último ano (pelo menos por agora) na direção. Continuarei a fazer o mesmo trabalho de aprovisionamento nos acampamentos de verão, mas sem a responsabilidade de organização da direção. Esta decisão é fruto de um cansaço que se estava a acumular e que eu já começava a ter receio dos seus efeitos a longo prazo.
Pedimos as vossas orações como família. Também peço que orem por mim e pelo ministério. Os
momentos de tristeza e solidão vão aparecendo e não tenho conseguido ultrapassar como gostaria.
O meu cansaço e falta de tempo para dar resposta a todas as necessidades está a deixar-me esgotado psicologicamente.
Amados irmãos, muito obrigado pelo vosso apoio financeiro. Tem sido recebido com muita gratidão a Deus, pois permite-nos fazer face às nossas despesas e responsabilidades financeiras. Damos sempre graças ao Senhor que, através de vós e de outros irmãos, até aqui nos tem ajudado e sustentado e não tem permitido que passemos qualquer necessidade. Um sincero obrigado. Que o Senhor vos abençoe ricamente,
Família Lopes