Projeto Moçambique – Plus – Agosto
Prezados Amigos, estamos a aproveitar esta oportunidade para compartilhar convosco mais notícias sobre aquilo que temos feito desde a nossa última carta. Continuamos a estar muito gratos pelas vossas orações e também pelo vosso fiel apoio. Isto é sempre uma grande ajuda naquilo que estamos a fazer em Moçambique e em outros lugares.
Atualização sobre COVID-19 – Tal como é o caso em todos os lugares, Covid-19 continua a ser uma batalha constante. Entretanto, em Moçambique o número oficial de casos continua a ser baixo em comparação com outros
países. Não sabemos se isto é realmente o caso, ou se simplesmente muitos dos casos não são registados – tais como nas zonas rurais. Mas o que ouvimos é que os casos estão a aumentar, tal como o número de mortos. Também ouvimos que alguns hospitais estão com dificuldades em acompanhar o número dos casos porque, até agora, somente um número reduzido de pessoas já foram vacinadas. Recentemente o governo implementou mais restrições, resultando mais uma vez no encerramento de igrejas e escolas. Muitas pessoas não têm acesso a internet, ou apenas têm acesso muito limitado nos telemóveis, por isso as restrições são um desafio grande, especialmente para as escolas. Um número reduzido de igrejas podem pôr os seus cultos online, mas a maioria dos crentes apenas se podem reunir em pequenos grupos nas casas. Isto está a ser muito difícil para muita pessoas.
Situação atual em Cabo Delgado – Esta situação no província, no norte de Moçambique que faz fronteira com a
Tanzânia, continua a ser instável, e alguns jornais escrevem acerca de atrocidades terríveis que têm sido cometidas.
Alguns países já mandaram tropas para ajudarem a controlar o que tem sido uma situação muito complexa, e parece que essa ajuda está a ter algum efeito em controlar a violência, e alguma ordem está a ser restaurada em algumas
comunidades. Mas as notícias são muito limitadas e ainda há muitas pessoas deslocadas, incluindo crianças. Por favor continuem a orar pela paz e proteção, e também pela cura emocional e física daquelas pessoas que têm sofrido muito.
No meio todas estas circunstâncias é um grande encorajamento ouvir como a Igreja em Moçambique continua a estar ativa. Assim, a nossa equipa na Beira continua a imprimir muitos livros para as escolas dominicais em várias zonas diferentes. Ouvimos que as escolas dominicais se podem encontrar em grupos muito pequenos durante as restrições.
Além do material para as escolas dominicais, estamos muito gratos pela chegada de mais MP3s com gravações das
Escrituras na língua de Sena. Foram enviados da Global Recordings Network na África do Sul, e foram entregues ao
Inácio por um missionário, também da África do Sul, chamado Danie. O Danie levou outros MP3s para uma área perto da fronteira com o Malawi. Depois, o Danie voltou a visitar o Inácio na sua viagem de regresso, ficando na casa do Inácio e a sua família na Beira. Foi um tempo muito encorajador para o Inácio. Desde então alguns MP3s já foram enviados para uma família de missionários que vive numa zona a cerca de 90 quilómetros da Beira, e que está a fazer um excelente trabalho no meio duma parte do povo que fala Sena. Tudo isto mostra mais uma vez o que pode ser realizado quando as missões e as igrejas trabalham juntas.
Recentemente o Inácio mandou-nos um texto em que disse que os estudos bíblicos que imprimimos estão a ser usados nas casas, em grupos pequenos, durante as restrições que estão em vigor. Também falou acerca de pequenos grupos de mulheres que se juntam para ouvirem as gravações das Escrituras no MP3s. Portanto, enquanto não há cultos nas igrejas, e sem acesso para os cultos na internet, nestes pequenos grupos os crentes ainda podem ter acesso à Palavra de Deus, e assim se podem encorajar uns aos outros no Senhor. A foto acima é duma ocasião quando o Inácio (à direita) distribuiu algumas gravações das Escrituras na língua de Sena numa comunidade rural.
Enquanto as notícias da província do Cabo Delgado têm sido muito preocupantes, às vezes recebemos notícias muito animadores da província de Niassa, que fica ao lado de Cabo Delgado. Aqui em Niassa (a maior província em Moçambique) um irmão chamado Steven (na foto à esquerda) trabalha fielmente com as igrejas em distribuir Bíblias e estudos bíblicos. Também ajuda no ensino da Palavra de Deus. Antes de aceitar Jesus Cristo na sua vida o Steven era muçulmano. Desde então tem ajudado em vários projetos missionários. Já lhe enviámos alguma literatura que imprimimos e o Steven diz-nos que a mensagem de tais publicações, incluindo um pequeno livrinho chamado
‘A Palavra da Cruz’, é muito poderosa. É um grande encorajamento para ouvirmos que aquilo que enviamos
está a ter um impacto muito positivo nas vidas das pessoas. Isto é algo que sempre acontece quando as Boas Novas de Jesus Cristo são anunciadas. É tal como Paulo disse em 1 Coríntios 1:18: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”
Recentemente recebemos um email do Steven no qual nos disse, “Precisamos das vossas orações porque estamos a
enfrentar um grande desafio com Covid-19. Muitos estão a ser afetados durante este terceiro surto, também muitos
estão a morrer. Mas em todas as épocas o Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará.” Por favor, orem pelo Steven e
a sua família, e também pelo seu trabalho, e pelas comunidades naquela província do Niassa.
Em 2018 foi uma grande bênção quando o casal, Jónatas e Rute, nos acompanhou numa viagem missionária a Moçambique. Durante a viagem fizeram um trabalho extraordinário na missão ESPANOR na vila de Milange mais no norte de Moçambique. ESPANOR é uma missão para a qual temos mandado literatura. Como fruto daquela viagem, a Rute começou a fazer planos para o lançamento dum projeto chamado ‘Projet Hug-Us’ com o alvo de enviar brinquedos reciclados e outros feitos com têxteis reciclados. Esses brinquedos seriam acompanhados com relatos da Bíblia para ajudar a ensinar mais acerca de Jesus e outros acontecimentos bíblicos. Devido às dificuldades com Covid -19 este projeto ficou adiado. Mas agora, a nossa esperança é que este projeto muito dinâmico possa avançar outra vez.
Portanto, orem pela Rute enquanto ela recomeça a desenvolver os planos, e também orem pelo Jónatas que também é um grande apoio para a Rute neste projeto. Esperamos ter mais notícias em breve sobre este projeto criativo. Por favor, orem pelo ‘Projeto Hug-Us’ A foto à direita é do Jónatas e a Rute, junto com o seu cão, em Alverca numa visita que fizemos recentemente.
Nós agradecemos a Deus pela chegada da literatura que enviámos para a Guiné-Bissau (escrevemos acerca disso na nossa última carta). Também continuamos gratos ao Senhor pelo Pastor Samuel Trancoso da Igreja Batista que tomou a iniciativa de enviar paletes com literatura para as igrejas locais, junto com o material para um orfanato local. Tal como todos nós sabemos, durante a pandemia Covid-19 tem sido difícil viajarmos para Moçambique. Porém, há voos de Portugal para Moçambique. Quando as condições permitirem, é a nossa esperança que mais uma vez possamos viajar para lá. Continuamos a manter esta situação nas nossas orações.
Ofertas para o trabalho de Projeto Moçambique — Plus, incluindo para a produção dos folhetos de evangelização e estudos bíblicos para as igrejas, e também para os livros de atividade para as escolas dominicais, podem ser
enviados para a nossa conta…
NIB: 0010 0000 5561 3480 0019 5