Maria do Carmo em Moçambique – 2
Prezados amigos,
Ontem, tivemos uma longa viagem até Chimoio. O autocarro só saía quando estivesse cheio … o que para nós já era uma espera de 45 minutos. Faltavam 3 pessoas quando a Maria me segredou: “Pedi agora mesmo ao Senhor para mandar esses três passageiros que faltam… veja ali irmã Cámica aquelas duas senhoras vão subir e esse senhor aí nesse lado também vem… obrigada Senhor!” Cinco minutos depois estávamos a iniciar a nossa viagem.
Este episódio podia ter sido uma simples ‘coincidência’, mas nestes 20 dias desde que cheguei, tenho visto nos crentes uma dependência do Senhor que reflete a comunhão intima que têm com Ele.
As pessoas aqui têm os mesmos desafios que nós: pandemia, desastres naturais como seca e tempestades,
conflitos armados, aumento do custo de vida que nalguns produtos básicos triplicaram. E ainda têm a agravante de não terem os recursos ou apoios que alguns de nós temos. O que faz estes irmãos e irmãs serem tão resilientes?
As experiências difíceis os aproximam mais da Única fonte de recursos inesgotáveis, com corações cheios de gratidão. Certamente que aqui os crentes sabem muito bem o que é contar as bênçãos.
Clube da Paz
Em 2020 tivemos a nossa primeira reunião para implementarmos este projeto, mas não foi possível, devido às restrições… A Marta, que trabalha numa escola, ainda tem interesse em estar envolvida.
O irmão Gaspar é da Igreja Anglicana aqui na Beira, e há uns anos atrás foi um grande impulsionador deste projeto. Infelizmente, por diversas razões não houve continuidade. Mas agora vamos ser parceiros para fazer renascer este projeto que tem impactado a vida de muitas crianças e jovens em muitos países Africanos.
“Capacitar jovens para construirem um futuro pacifico”
Os Clubes de Paz começaram no dia 15 de Janeiro de 2006 por um graduado da Fundação Ecuménica de Mindolo, Kitwe na Zâmbia, para a consolidação e transformação da paz e conflito. Este graduado tomou a iniciativa de começar este projeto porque ele viu a possibilidade oferecida pelos professores, pais e alunos de terem um papel na promoção da paz nas suas respetivas escolas e comunidades. Isto foi precipitado pelo número crescente de conflitos nas escolas, e na esperança de que este treinamento iria capacitar esses grupos para não somente abordarem os conflitos já existentes, mas também para evitar conflitos futuros.
Viagem a Chimoio
É sempre bom partilharmos ideias com pessoas que estão envolvidos em vários projetos para o bem da comunidade. Tivemos um tempo muito enriquecedor em Chimoio. A Igreja Anglicana está muito envolvida em diversos atividades dirigidas especialmente para jovens e crianças, numa atitude de servir ao Senhor e ao próximo. Existem atividades que gostaríamos de implementar, incluídas nos Clubes de Paz, e certamente vamos contar com a preciosa ajuda do Sr. Padre Francisco Charles e do irmão João Capassura.
Gratos pelo vosso apoio e orações, juntos no amor do Senhor, Mª. do Carmo e a Equipa na Beira.