Família Lopes | Resumo 2022
Amados irmãos e irmãs em Cristo, antes de tudo damos graças a Deus pela vida e ministério dos irmãos no apoio que prestam aos santos através das orações e no sustento de tantas famílias que servem ao Senhor na seara.
Ao longo de 2022, os desafios foram grandes, tanto a nível familiar como no ministério. Mas, o que podemos testemunhar é que a graça e a misericórdia de Deus estiveram sempre presentes. Além do internamento em junho deste ano do nosso Tiago (4 anos) devido a complicações respiratórias, tivemos também o nosso filho mais velho, o Miguel (14 anos), que teve que ser operado duas vezes a um quisto pilonidal. Além disso, eu (Pedro Lopes) também sofri um pequeno acidente na minha boca, há poucos dias, que me “obrigou” a ter que colocar uma prótese fixa. São tudo coisas que nos podem roubar a alegria do Senhor, porém, em todas estas circunstâncias o Senhor nos tem ajudado e sustentado. Vocês têm sido um instrumento de Deus nesse apoio.
Ao nível familiar
Não queremos deixar de compartilhar uma grande alegria com os irmãos. Como todos deverão saber, o nosso filho Tiago tem Síndrome de Down. Aos sete meses de idade foi-lhe diagnosticado Síndrome de West (um tipo de epilepsia severa). Desde esse tempo o Tiago regrediu muito no seu desenvolvimento que por si só é mais lento. Quando iniciámos este ano o Tiago já tinha feito alguns progressos no desenvolvimento motor, mas, ainda não andava. Decidimos então começar uma série de terapias particulares, ou seja, não comparticipadas pelo Estado. Apesar do alto custo para nós, podemos dizer que foi a melhor decisão. Através de um programa bem sistematizado podemos observar os progressos que o Tiago faz a cada mês. Hoje o Tiago caminha. Já nos podemos aventurar a ter pequenas saídas sem o auxílio do carrinho e fazer algumas caminhadas de mão dada. Glória a Deus pela Sua misericórdia.
A nível ministerial
Continuamos a servir a tempo integral na nossa igreja local.
- Eu (Pedro) estou envolvido com:
- o ensino regular da Palavra,
- o discipulado,
- visitação
- aconselhamento dos membros da nossa congregação,
- juntamente com a minha esposa, estamos envolvidos no ministério da Escola Bíblica para crianças.
Além da nossa igreja local, a nossa família também continua empenhada no ministério de plantação de uma igreja em São Jacinto. Este ministério, que começou por ser de revitalização, acabou por se transformar numa plantação. Desde o meio do ano que a nossa abordagem não é de revitalizar, mas sim plantar uma igreja ali. Para isso fazemos encontros semanais com estudos bíblicos direcionados a não crentes. Apesar de estarmos à frente deste projeto contamos com a ajuda de um grupo de irmãos e irmãs da nossa congregação local para apoiar o trabalho.
- Começamos em Setembro uma série no Evangelho de João com o objetivo de apresentar Jesus Cristo àqueles que ainda não O conhecem.
- Também temos feito, na medida do que nos é possível, algum trabalho de visitação e evangelização naquela terra. Sabemos que mais deveria ser feito, mas até este momento não conseguimos ter o envolvimento e a disponibilidade de tempo que gostaríamos para aquele ministério.
Também estou envolvido na direção dos acampamentos do CERP (Centro Evangélico de Retiros do Palhal) que envolve uma parte do meu tempo nos meses de julho e agosto. Orem por este ministério que tem sido de grande bênção ao longo dos anos, tanto na conversão de almas, como na edificação da Igreja de Deus.
Por último, mas não menos importante, estou envolvido na direção da JEBV (Juventude Evangélica Beira-Vouga), um ministério que tem como objetivo promover a comunhão dos jovens das igrejas da nossa zona através dos encontros mensais para culto e exposição da Palavra, e por meio de atividade lúdicas e desportivas para promover a comunhão e fortalecimento de laços de amizade entre os jovens. Olhando para trás só podemos dar glória a Deus porque nos tem fortalecido, animado e capacitado para fazer a Sua obra apesar das nossas fraquezas e debilidades.
Ore por nós
- Pedimos as orações pela nossa família.
- Por nós como pais de cinco filhos, para que possamos cumprir o nosso ministério de educar e levar os nossos filhos a Jesus.
- Pelo Tiago que requer cuidados especiais e muito tempo dedicado a ele para realizar as terapias (cerca de 3 horas diárias).
- Se o Senhor permitir estamos a planear o regresso da Susana aos estudos académicos para fazer uma licenciatura em Educação. Esta decisão surgiu da uma obrigação da nossa legislação de ter uma licenciatura para podermos fazer ensino doméstico.
- Orem para que eu como pai, marido e cabeça do lar possa pastorear a minha família à luz da Palavra de Deus.
- Pedimos as orações também pelo ministério que o Senhor nos deu. No próximo ano de 2023 queremos dedicar mais tempo ao trabalho de plantação de uma igreja em São Jacinto. Desejamos estar mais presentes naquele lugar, com mais tempo para nos envolvermos na comunidade e assim podermos levar as boas-novas de Cristo a um povo que vive mergulhado em trevas.
- Na nossa igreja local queremos começar um projeto de encontros com jovens casais que visa o crescimento espiritual dos mesmos, e que servirá também como meio de trazer outros casais não crentes ao conhecimento do Evangelho.
- Estamos também empenhados, neste novo ano que se aproxima, a imprimir na identidade da igreja local um maior envolvimento com a evangelização pessoal e a comunhão entre os irmãos. Para isso pretendemos criar momentos de comunhão e confraternização fora do horário de culto; dar formação, ensino e criar oportunidades para a evangelização.
- Orem também pelo ministério do CERP. Nos últimos anos temos passado por vários constrangimentos para realizar os acampamentos e precisamos de encontrar um novo local e recursos para aquisição do mesmo. Que o Senhor guie todo o processo.
- Por último, peço as orações para mais um ano na presidência da JEBV. Que o Senhor nos ajude a servir a juventude das nossas assembleias locais através dos encontros mensais e das atividades que planeamos realizar.
- Há muito para fazer. O nosso pedido é que orem por nós para “atentarmos para o ministério que recebemos do Senhor, para o cumprirmos” (Colossenses 4:17)
Como família queremos agradecer aos irmãos as vossas orações por nós, por todos os gestos de amor e carinho que sentimos da vossa parte. Mas não podemos de deixar de agradecer pela ajuda financeira que tem vindo da vossa parte, que tem contribuído para termos o nosso sustento e para darmos resposta às despesas que nos surgem pelo caminho e que são próprias de uma família numerosa. Muito obrigado. “A graça do Senhor Jesus seja com todos” Apocalipse 22:21