Chris e Maria do Carmo | Resumo 2022
Trabalhando com as Igrejas de Moçambique e outros países africanos de lingua Portuguesa
Prezados amigos,
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lamentações 3:22,23
No meio das incertezas deste mundo, podemos viver na certeza de que o nosso Deus continua fiel e chegamos ao fim do ano cheios de gratidão por tudo o que o Senhor tem feito, e pela vida de cada um de vós, que fielmente nos têm apoiado através das vossas orações e do vosso apoio. Pelo nosso lado, foi um ano em que alcançámos alguns marcos, o que nos deixa ainda mais maravilhados daquilo que Deus pode fazer quando deixamos que seja Ele a dirigir as nossas vidas.
Marco – Moçambique 30 anos
Chris gosta muito de fazer grandes caminhadas. Ele tem descoberto lugares maravilhosos, e muitas vezes muito acidentados e difíceis de transpor. Mas, depois de todo o esforço e de grande perseverança, ele é recompensado pelo deslumbrante cenário que o espera no fim. Da mesma maneira, nesta nossa ‘caminhada’ tem havido momentos em que atravessamos vales, transpomos obstáculos, subimos montanhas, mas ao longo do caminho temos visto como Deus é fiel. Estes 30 anos de ministério não é a ‘história’ do Chris e da Maria do Carmo – nós somos apenas dois humildes ceifeiros nesta imensa seara do Mestre. Estes 30 anos contam a história incrível daquilo que o Senhor pode fazer com pessoas simples, como nós, que de mãos dadas com a Igreja do Senhor em Moçambique, temos visto a fidelidade do nosso Deus a alcançar grandes vitórias. Estamos gratos por todos aqueles que ao longo dos anos nos têm acompanhado nesta jornada. Recordamos com gratidão os que já partiram antes de nós. E desejamos que o Senhor abençoe ricamente, a todos os que ainda continuam a caminhar conosco. E tudo isto para a Sua Glória.
Moçambique – 30 anos depois
A Maria do Carmo teve a oportunidade de passar dois meses em Moçambique. A sua última viagem tinha sido em 2020. Foi um tempo muito proveitoso. As igrejas estão fortes, com crentes animados e ativos, desejosos de fazer a obra do Senhor. Porém, a falta de bom material de ensino ainda é uma grande necessidade das igrejas. Ao longo do ano recebemos pedidos, para material de ensino e para as escolas dominicais, de todo o país, incluindo a capital Maputo. Não há material a preço acessível para as igrejas moçambicanas, especialmente se estas não recebem apoio de fora. Tínhamos enviado de Portugal uma palete com literatura que chegou a Maputo. Parte dessa literatura ficou em Maputo e enviámos algumas caixas para a Beira. Damos graças a Deus pelas pessoas que Ele colocou no nosso caminho e que foram de uma ajuda extraordinária.
Maria, o Inácio e o Joaquim, estiveram muito ocupados a imprimir material para as igrejas, incluindo alguns comentários bíblicos escritos especialmente para África.
Apesar do grande aumento no preço do papel e tinta, damos graças a Deus que ainda podemos imprimir e distribuir todo o nosso material gratuitamente. Usamos os meios de transporte disponíveis, autocarros, comboios e aviões, para enviar o material para as diversas províncias.
Por Aqui…
- Este também foi um ano de rever muitos amigos e de comunhão com os queridos irmãos da Igreja Evangélica das Boas Novas e da Bible Christian Centre. Damos graças a Deus por cada um de vós.
- Descobrimos lugares maravilhosos nas nossas pequenas ou grandes caminhadas. Ficamos deslumbrados pela obra do Criador, por toda a beleza que nos rodeia, e que por vezes nos passa despercebida.
- Estivemos no Retiro de Obreiros em Portugal, e na Convenção Keswick em Inglaterra. Um tempo de aprendizagem e refrigério.
Marco: 30 anos de casamento
Têm sido 30 anos de um casamento feliz! Damos graças a Deus por nos ter unido e por nos ter dado a honra de O servirmos juntos. Estamos gratos pela família que Deus nos deu. Nesta jornada, dividida entre Inglaterra, Portugal e Moçambique temos aprendido que quando o nosso relacionamento está edificado na “Rocha” tem tudo para dar certo. Aqui estamos, prontos para muitos mais anos juntos.
Marcos para o Chris…
- A arte de representar
- O renascer da arte de declamar/representar no papel do dr. Lucas.
- Reforma, mas não reformado…
- O Chris chegou à ‘bonita idade da reforma’, mas isso só conta no papel! Porque segundo ele, ainda tem uma longa vida à sua frente… Ficámos a aguardar o que vem no próximo ano!
- Orgulhosamente Português…
- Foi um longo processo que valeu a pena! Portugal tem mais um cidadão… Ao terminar este ano, o Chris é o feliz possuidor do seu primeiro Cartão de Cidadão de Nacionalidade Portuguesa.
- Foi um longo processo que valeu a pena! Portugal tem mais um cidadão… Ao terminar este ano, o Chris é o feliz possuidor do seu primeiro Cartão de Cidadão de Nacionalidade Portuguesa.
Familia
Tivemos oportunidade de juntos visitarmos a família no Reino Unido. O Chris passou mais algum tempo, dividido entre Inglaterra e País de Gales, a fazer alguns trabalhos de jardinagem desfrutando de grandes caminhadas com o Peter e a Ana, e ainda a fazer algumas semanas de voluntariado. Mais uma vez, o Tim não conseguiu estar no Reino Unido, mas temos a alegria de o ter sempre connosco em Portugal.
A mãe do Chris celebrou 95 anos de uma vida feliz e muito preenchida. Porém, uma queda, que lhe fraturou a anca, a deixou mais debilitada. Damos graças a Deus pela sua boa recuperação e pela enorme vontade que a nossa ‘Granny’ tem de se manter positiva e forte para enfrentar os desafios. Ela aguarda com alegria a chegada de mais dois bisnetos!