Notícias de Douala
Douala, domingo 18 de março de 2018
Queridos amigos e irmãos,
Há precisamente uma semana atrás cheguei á cidade de Douala nos Camarões, para me juntar à tripulação do “Africa Mercy” até ao dia 1 de junho.
Uma ideia… uma vontade… um sonho… que Deus colocou no meu coração, há muitos anos atras, que começou a ganhar forma há 6 anos, e que há uma semana se tornou realidade.
“Mercy Ships” é uma organização não-governamental cristã que tem como missão seguir o modelo de Jesus de há 2000 anos atras em trazer esperança e cura aos pobres e esquecidos. E porque usar um navio?… Porque é a forma mais eficaz de providenciar um hospital de última geração em regiões onde água potável, electricidade, instalações médicas e pessoal são limitados ou inexistentes.
Se tiverem interesse em saber mais, podem encontrar muitas informações no website: www.mercyships.org .
Durante estes próximos 3 meses farei parte da equipa de reabilitação. Somos 13 ao todo, incluindo Fisioterapeutas, Terapeutas da Mão e Tripulação de dia – camaroneses que têm o papel importantíssimo de nos ajudar a comunicar com os nossos doentes.
Como Terapeuta da Mão, irei intervir com doentes pós-cirúrgicos que sofreram contraturas dos membros superiores por queimaduras e também pessoas com malformações congénitas.
Esta primeira semana tem sido de adaptação e integração ao trabalho e a vida no navio. Desde começar a conseguir orientar-me dentro do navio, a ter que introduzir o meu cérebro a mais uma língua diferente. Sim porque apesar de ter tido 3 anos de francês da escola, só sou capaz de utilizar apenas as frases básicas de introdução…), até ter que me levantar as 6 da manhã porque o alarme para o simulacro de incêndio tocou e temos todos que evacuar do navio para a doca.
Tem sido bom e difícil ao mesmo tempo, em alguns aspectos familiar e acima de tudo desafiante!
Em Provérbios 16:9 diz “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”, esta tem sido a minha experiência pessoal até agora. Nem tudo acontece como e quando nós queremos ou desejamos, mas a Seu tempo Deus faz acontecer!
Quero-vos agradecer do fundo do meu coração o interesse que têm demonstrado, o apoio e orações que sei que têm feito a meu favor desde que aqui cheguei, e pedir que assim continuem, não apenas por mim, mas por todo o trabalho que aqui está a ser desenvolvido.
Que possa ser o reflexo do amor de Cristo por esta nação!
Por fim… não vou prometer (só porque não gosto nada de escrever…! ;), mas vou tentar ir dando notícias com regularidade. Sintam-se à vontade para me contactar por mensagem via Facebook – Ana Isabel Agua – ou WhatsApp e fazer perguntas, se quiserem saber mais sobre o trabalho aqui e vida no navio.
Motivos de gratidão:
- Pela viagem, em segurança e sem percalços até Douala;
- Pelo trabalho que já tem sido realizado até agora através do ministério de MercyShips neste país. Vidas transformadas quer pela provisão de actos médico-cirúrgicos, quer por capacitação através dos programas de desenvolvimento e formação providenciados pelo navio;
Motivos de intercessão:
- Por uma boa adaptação e integração tanto na equipa com quem vou trabalhar como na vida no navio em geral;
- Por cada um dos doentes e famílias que Deus colocar ao meu cuidado durante estes 3 meses;
- Que eu possa ser o reflexo do amor de Cristo em cada sessão de tratamento, mesmo quando isso significa ter de provocar algum desconforto ou dor.
Com amor e gratidão,
Ana Isabel Água