Família Duarte Notícias 2021
Amados irmãos em Cristo, apraz-nos versar umas breves linhas sobre nós e o ministério que o Senhor nos tem dado, como família.
Somos gratos a Deus pela grande salvação que temos em Cristo, pela grande misericórdia e bondade que é derramada diariamente a nós, criaturas tão finitas, frágeis e incapazes e, como se isso não bastasse, ainda se digna de nos fazer seus servos na Sua obra. Oh, que admirável graça!
Temos o enorme privilégio de servir na Igreja Evangélica do Silveiro, a tempo integral. Localizada numa pequena aldeia a sul de Aveiro, esta é já uma igreja histórica em Portugal, contando com mais de 82 anos de testemunho do evangelho. É uma bênção poder sentir o respeito que as pessoas têm para com os crentes em geral, granjeado ao longo das décadas, pelo firme e santo testemunho. Todavia, é patente também a dureza, apatia e conformismo às verdades do evangelho. Oramos, e convocamos os irmãos a orar connosco, para que o Senhor nos dê a ousadia necessária para confrontar um meio demasiadamente conformado.
Ainda assim, louvamos a Deus pelas pessoas que o Senhor tem adicionado ao seu povo nesta localidade, e por todo o restante corpo local, numeroso para um meio tão pequeno, que ele tem mantido e alimentado.
Um dos valores que cedo implementámos no ministério foi a centralidade da Palavra como meio de edificação e evangelização. Cremos firmemente, como dizia o saudoso irmão Manuel Ribeiro, que o que a Palavra não fizer, nada mais fará. Portanto, em três anos de ministério integral centrámo-nos em focalizar toda a vida da igreja na Palavra. Desde Escola Dominical, passando pelos Encontros de Jovens, Grupos de Casais, Encontros de Senhoras, organização e formação de Membros, Apoio Matrimonial e Culto, tudo foi intencionalmente desenhado para que a
Palavra do Senhor fosse a força motriz que faz girar tudo o resto.
Grande parte do meu (Jónatas) tempo semanal é, portanto, passado no estudo da Palavra e oração. O restante tempo é investido na organização logística, visitação, alguns encontros intencionais de discipulado, hospitalidade visando o evangelismo e apoios matrimoniais regulares. Neste campo, conto com a preciosa ajuda da minha esposa, Débora. Ela que, para além de ser uma fantástica mãe, com muito a fazer para gerir a nossa numerosa família, ainda serve a igreja em visitas do foro mencionado anteriormente, lecionando na Escola Dominical, desenvolvendo trabalhos gráficos para publicação nas redes sociais, e fazendo discipulado com outras mulheres.
Este ano lectivo iniciámos também um novo desafio. O João, o mais velho, fez 6 anos, iniciou o seu percurso escolar, e decidimos optar pelo regime de ensino doméstico. Oramos ao Senhor para que ele nos dê a sabedoria e forças necessárias para tal árdua e desafiante tarefa, a qual recai principalmente sobre a Débora, como professora, enquanto toma conta dos demais filhos: Tiago (5 anos), Maria (2 anos) e Inês (1 ano).
Para além do foco na igreja local, não baixamos os nossos olhos nem encolhemos a nossa mão para as igrejas circundantes e outros ministérios. Com regularidade dou apoio, principalmente ao pregar a Palavra do Senhor, a igrejas que me convidam. Também amamos e colaboramos com outros ministérios, como os acampamentos do Palhal e CIIP-Norte – dos quais faço parte da direção, ou o GBU.
Temos planeadas duas viagens para o próximo ano, se assim Deus permitir, as quais também pedimos orações. A Débora, juntamente com outras irmãs em Cristo, planeiam estar na TGCW (The Gospel Coalition Woman’s Conference) em Indianópolis, EUA. Cremos que será extremamente benéfico para o seu crescimento espiritual, fortalecimento de amizades em Cristo e edificação da igreja. Eu fui convidado a estar presente no Curso Intensivo das 9Marks, em Washington, em Março do próximo ano. Será um tempo para refletir biblicamente sobre eclesiologia e interagir com outros irmãos, visitar outras igrejas, contextos e realidades, tendo sempre em mente a contextualização e aplicação dos princípios na nossa realidade local. É nossa intenção que a igreja seja abençoada com estas viagens e oportunidade formativas.
Queridos irmãos, juntem-se a nós em oração.
- Orem por nós, como casal.
- Orem por nós como pais.
- O-rem pelos nossos filhos.
- Orem pela Débora na sua tarefa como mãe, educadora e professora.
- Orem por mim (Jónatas) na minha tarefa de presbítero da igreja local, pregador da Palavra de Deus, conselheiro, discipulador e evangelista.
- Orem pelo nosso sustento.
- Orem pelas nossas viagens e projetos.
- Orem pela Igreja Evangélica do Silveiro, que muito amamos e desejamos servir de maneira fiel e apaixonada.
Que o Senhor vos abençoe.
Jónatas, Débora, João, Tiago, Maria e Inês Duarte
[email protected]
[email protected]
963452378