Maria do Carmo em Moçambique nº4
Prezados amigos, Saudações da Beira.
Damos graças a Deus pela forma como decorreu a nossa viagem a Maputo. Para a Maria foi uma experiência nova. Em criança, os pais foram estudar numa Escola Biblica em Maputo, assim viajar de avião não era a primeira vez para a Maria, mas ela era muito pequena para se lembrar.
Mesmo o atraso de quase sete horas não ia estragar a ‘aventura na capital’. Assim, em vez de chegarmos na segunda à noite, só aterrámos na manhã de terça feira
Maputo é conhecida como a ‘Cidade das Acácias’, e nesta altura do ano é um espetáculo maravilhoso de cor, espalhado pelas longas avenidas da cidade. Estou grata à nossa querida amiga missionária Alice Pratas, que nos recebeu na sua casa. Foi um bom tempo de partilha e comunhão.
Tínhamos uma agenda muito preenchida para quatro dias, e por isso tivemos que começar logo! Um dos assuntos que nos levou a Maputo tinha a ver com a atualização da nossa certidão do registo como Organização. Damos graças a Deus pelas pessoas que Ele colocou no nosso caminho e que foram de uma ajuda extraordinária. Agora, com tudo bem esclarecido, podemos preparar a documentação necessária para iniciarmos o processo.
Conhecer o Afonso…
Já tinha ouvido falar do Afonso, e a Maria já tinha enviado material para ele, mas foi uma alegria conhecê-lo pessoalmente. O Afonso não teve um percurso fácil para chegar até aqui. Teve que ajudar o pai na faina da pesca desde muito. novo o que dificultou os seus estudos. Muito jovem, conheceu pessoas que o ajudaram muito: a tia Amélia, a tia Augusta, a tia Mila, como ele carinhosamente se refere, tiveram, um grande impacto na vida deste jovem. O Afonso agora é pastor, muito envolvido na obra do Senhor e com uma visão incrível. Um homem com um a grande coração para que o seu povo conheça a mensagem a da salvação. Um ‘ceifeiro’ ao ser- viço do Senhor desta tão seara chamada Moçambique.
Encontro com uma amiga
O Chris e eu conhecemos a Marie Josee em Portugal, quando ela veio para um congresso. Ela é advogada, e vive em Maputo com a sua família. É originária do Ruanda.
A sua alegria cativante, o seu amor pelo Senhor, e o seu interesse pelas façanhas do ‘nosso’ Vasco da Gama, faz dela uma pessoa muito especial. Apesar de ter uma agenda super preenchida, conseguiu tirar um tempinho para nos encontrarmos no lindo jardim das Acácias. Ficou o desejo de voltar a Portugal com a sua família. Estaremos à sua espera para os receber.
Palete…
Estamos muito gratos à irmã Paula e ao pastor Flávio por todo o seu trabalho para desalfandegar a palete. Por razões profissionais não foi possível conhecermos a irmã Paula pessoalmente, ficou para uma próxima oportunidade.
O pastor Flávio ajudou-nos com o envio de algumas caixas para a Beira. Ele e a irmã Paula estão envolvidos no Ministério Prisões e já estão a usar o material que foi enviado.
Também deixámos uma considerável quantidade de material escolar e livros para crianças, para serem distribuídos numa festa de Natal que estão a organizar na prisão em Maputo, para os filhos dos reclusos. Que o Senhor continue a abençoar o trabalho destes queridos irmãos.
Projeto Hugus…
Conhecemos o casal Jónatas e Rute no IBP. Depois de falarmos do trabalho em Moçambique, eles manifestaram o desejo de fazer uma visita. E foi durante essa visita que o Senhor lançou uma pequenina semente no coração deste querido casal. E assim nasceu o Projeto Hugus.
A missionária Alice Pratas, com um grupo de amigas, formam uma equipa que ao longo dos anos se têm envolvido numa grandiosa obra social no Hospital em Maputo. As atividades destas amigas são as mais diversas: fazer visitas regulares, providenciar produtos de higiene, bens alimentícios, roupas e calçado, e tudo o que está ao seu alcance para minimizar o sofrimento dos doentes. As crianças e os seus acompanhantes, também têm um lugar muito especial nos corações destas amigas. Têm criado atividades para as mães das crianças internadas e algumas doentes que têm que ficar no hospital por longos períodos de tempo. Assim foi ensinado croché e pude ver maravilhosas obras de arte feitas por estas pessoas.
Com a chegada da palete, o projeto Hugus deu as mãos a este projeto no hospital, e assim foi feita a distribuição de brinquedos e livros às crianças hospitalizadas. O que as fotos não mostram, para guardar a privacidade das crianças, foi o sorriso, que este simples mas muito significativo gesto, trouxe às carinhas daqueles meninos e meninas, alguns deles em grande sofrimento. Que o Senhor abençoe estes projetos e todas as pessoas envolvidas.