“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.”
Josué 24:15
Olá a todos os familiares, irmãos e amigos, espero que se encontrem bem.
Graças a Deus estamos bem no geral, passando algumas lutas na questão ministerial, mas sabemos que faz parte, mas sempre olhando para o autor da nossa fé.
O desafio de oração em duplas passou a ser o início de nossa reunião de oração pela manhã aos domingos. Somos gratos pois nesses últimos 4 meses oramos sobre a questão do templo e chegamos a um tempo que parecia que nada ia dar certo, mas Deus sempre tem o melhor para os seus filhos. Hoje já temos o terreno pago é um local bem central da cidade. Das ofertas que recebemos sobrou uma parte para começar a ´pensar na construção no ano que vem, pois agora é começo de inverno não tem como começar. Orem por mais recursos, pessoas para ajudar na construção e claro para que tudo seja no tempo de Deus.
No mês de Junho tivemos nosso jantar do dia dos namorados, desde 2021 que sempre fazemos, o primeiro éramos só 2 casais, ano passado deu 7 casais e esse ano tivemos alegria de ter 9 casais. Essa é uma programação onde tentamos convidar casais de nossa convivência para ter contato com a palavra. Orem pelos que participaram que podem produzir frutos.
Começamos um pequeno grupo de teatro com alguns adolescentes de nossa igreja, e tem sido bom ver o desenvolvimento deles, e comprometimento de alguns, já apresentando 2 peças. Iremos preparar agora uma peça para o natal. orem por isso.
Desde que voltamos em abril continuamos com nossas atividades com as crianças e adolescentes, mas agora dividimos, temos o grupo das meninas que eu trabalho e dos meninos que o Lucas trabalha.
Vimos também no futebol uma oportunidade de estarmos mais juntos da comunidade e conhecermos mais pessoas. Eu tenho jogado com algumas mulheres. Lucas também além de ter participado de um campeonato, tem trabalhado com os meninos adolescentes treinando eles. Orem por isso.
Esse ano Lucas teve várias oportunidades de trabalho, além do açougue, trabalhou em uma loja de materiais esportivos e outra de ferramentas. Também tem continuado fazendo seus trabalhos de carpinteiro, nesse momento está terminando uma mesa.
Meus pais no final do mês de julho retornaram definitivamente para Portugal orem por sua adaptação, seus projetos e que possam nesse tempo de aposentadoria(reforma) aproveitem para dedicar mais tempo para Deus. E que ano que veem eles vêm nos fazer uma visita.
Em agosto saímos por 15 dias para nos encontrarmos com a família do Lucas em Pucallpa, saímos de barco até Esperança 6 horas, e de lá pegamos um pequeno avião para o destino final. Foi um tempo bom de conhecermos nossa sobrinha Diana pois ainda não a conhecíamos, foi uma alegria juntar os 4 primos, e claro rever todos.
Agosto também foi um momento de despedida do nosso irmão Samuel. Ele foi para Rio Branco para iniciar sua faculdade de enfermagem. Tristeza mas ao mesmo tempo alegria pois a muito tempo que ele queria estudar e teve essa oportunidade. Ele sempre foi um servo, nos ajudando em muitos momentos principalmente com as crianças, somos muito gratos a ele pelo seu serviço e amizade. Deixou saudade em nossa família. Orem por ele e seus desafios.
Setembro tivemos nosso mês da família, foi bem desafiador em muitos aspectos desde grandes problemas familiares acontecendo, mas benção de ver outras famílias buscando a Deus. Algumas foram os devocionais em família sobre famílias da bíblia, acampamento, todas as pregações foram embasadas nesse tema, e nenhuma pergunta final sobre os desafios das famílias bíblicas. Trabalhamos também com o grupo de adolescentes em conjunto nesse mês falando sobre o tema família com eles. No último dia apresentamos a peça “A procura de um pai” com ajuda de alguns adultos e os adolescentes.
Outubro foi o mês de comemoração do dia das crianças, dia 14 tivemos essa atividade junto à biblioteca da cidade devido aqui em nossa casa ser muito pequeno para as 90 crianças que esperávamos. Para nossa alegria apareceu 78, ano passado tinha vindo 52, foi uma benção mas um desafio. Pois com poucas pessoas para ajudar torna-se difícil, mas Deus sempre nos ajuda em todos os desafios.
Entretanto terminei o estudo da bíblia com a irmã Isabel foi muito bom ver o seu interesse, ainda estou com outro para terminar, mas está tendo vários desafios. E quero começar mais 2, um em novembro ainda e o outro em dezembro. Orem por isso, sempre é um desafio o pessoal começar e terminar, pois muitas vezes tem dificuldade em priorizar o estudo da palavra de Deus.
Voltamos a tentar mais uma vez uma nova gravidez, depois de meses tentando cuidar da minha saúde física para preparar meu corpo, que seja feito a vontade de Deus em seu tempo.
Os trabalhos de crochê são contínuos, mesmo com poucas mulheres. Também tenho continuado as reuniões das mulheres todos os meses. Orem por animo para continuar pois muitas vezes a frequência é bem pequena.
O trabalho do clubinho com as crianças esse ano teve uma frequência pequena de crianças devido a alguns terem passado para os adolescentes, mas depois da atividade das crianças melhorou a frequência de 15 a 20 crianças isso nos alegra. Orem para que irmãos comprometidos possam querer ajudar nesse ministério que é muito importante.
Estamos vendo a possibilidade de passar o clubinho ano que vem para o horário da manhã e dividir em 2 grupos a tarde os adolescentes e jovens. É um desejo mas fica um pouco difícil quando depende só de mim de Lucas para fazer todo o trabalho. Orem para que se a vontade de Deus se levantem pessoas daqui ou até de nossa igreja para vir ajudar.
Vimos a necessidade de estreitar nossas amizades com alguns casais e pessoas solteiras fazendo encontros de jogos aqui em casa para podermos alcançá-los e desafiá-los a quererem saber mais de Deus orem por isso.
Yago tem sido um adolescente que faz um ano que tem estado conosco, e nos tem dado muitas alegrias ver a sede que tem pela palavra de Deus, nesses últimos meses está sempre presente nos cultos, tem ajudado com a música e sempre mostra muito interesse por aprenda mais. Orem pela salvação dele e que com seu exemplo Deus possa alcançar a vida de sua mãe e irmão.
Planos para esse final de ano nesse mês de Novembro temos nossa programação de ação de graças, e também as programações de Natal, orem por isso.
Estou na reta final do meu 7º semestre que possa ter forças e sabedoria para as últimas matérias e apresentações que precisam ser realizadas até o início do próximo mês. Dou graças a Deus por ter vencido até aqui, falta só mais um semestre e terminarei esse período de 4 anos estudando.
Orem para que umas documentações de estudo que minha amiga e irmã em Cristo Judite em Portugal está me ajudando para resolver. Para que possa dar certo e possa ter tudo resolvido até maio do ano que vem.
Esther tem desenvolvido bem e já está mostrando estar pronta para aprender a ler, orem para que consiga nesse ano estabelecer uma rotina de estudos com ela e que possa aprender e desenvolver no seu tempo.
Continuem orando por nossa família e ministério, para que sempre procuremos a vontade de Deus.
Deus abençoe a cada um em suas vidas e continuemos a pregar o evangelho da salvação de Cristo aos perdidos e fortaleça os fracos na fé.
Lucas, Diana e Ester
NOTA IMPORTANTE: A nossa conta da Caixa Geral de Depósitos não está mais disponível, no final da carta abrange outros dados de uma conta do ActivoBank que é a nossa nova conta. Obrigado (ofertas de portugal)
Aproveitando a praia com os irmãos da igreja
Os nossos casais da igreja
Todos os participantes do jantar do dia dos namorados
Espaço pronto para receber os casais
Depois de várias tentativas Dona Margarida conseguiu aprender o crochê
Trabalho com o Clubinho das crianças
Jogando com as adolescentes – As Filhas de Deus
Lucas e com os adolescentes – Batalhão de Cristo
Os dois grupos de adolescentes juntos Meninas e Meninos
Viagem até Esperança
Família reunida em Pucallpa
Os primos
15 anos da Maquilene
Atividade dia dos pais
Despedida do Irmão Samuel
Mês da família algumas das famílias que participaram
Ida para o acampamento
Desafio em família com Yago que adoptamos durante Setembro no mês da família
Antes da apresentação da peça “A procura de um pai”
Atividade dia das Crianças
No total recebemos 78 crianças
Participação com a música Redenção – Projeto Sola
Yago – Ajudando com a música
PEDIDOS E AGRADECIMENTOS
Orem pela atividade de Ação de Graças, peça e culto de Natal ;
Orem pela PIB Santa Rosa Purus para que no tempo certo possamos construir o templo;
Orem pelos projetos de crochê, crianças, adolescentes, casais, mulheres, homens e jovens;
Orem pelos 2 estudos bíblicos já iniciados em grupos de mulheres e outro que pretende começar em breve;
Orem pela nossa saúde:
Orem por compromisso daqueles que já estão frequentando os cultos e daqueles que já tomaram decisões que continuam firmes e crescendo;
Orem por sabedoria para ensinar e educar a Esther e homeschooling;
Pelas pessoas de Santa Rosa sua conversão e compromisso;
Orem pela amizade que já temos feito com várias famílias:
Orem por nosso casamento e para que tenhamos sabedoria para a tomada de decisões em nossa família;
Por nosso sustento financeiro;
Orem por nossas famílias e sua vida espiritual, trabalho e ministério, e principalmente pelos que ainda não são salvos
Orem para que possa engravidar no tempo de Deus:
Orem para que possamos comprar os materiais para a construção da casa.
Orem pela vida do irmão Samuel, somos gratos pela sua ajuda e serviço;
Orar pelas apresentações de 2 trabalhos da faculdade agora final de novembro início de dezembro;
Agradecer pela compra do terreno e por todos os irmãos e Igrejas que ajudaram que isso fosse real;
Agradecer por mais um semestre que está quase terminando;
Agradecer pela viagem até Pucallpa e rever a família;
Agradecer por nossa saúde;
Agradecer pela vida de meus pais e por tudo o que tem feito para nos ajudar e por sua vida espiritual;
Agradecer por nossos mantenedores pela fidelidade em tempos difíceis;
Agradecer por todas as Igrejas que nos apoiam não só com ofertas mas também com orações e também ao departamento missão de Portugal das Igrejas dos irmãos;
E somos imensamente gratos pelo privilégio que Deus nos deu de servi-lo.