Que o Senhor te abençoe de Sião. Ele que fez o céu e a terra!
Salmos 134:3
Já vamos bem dentro do segundo semestre e muitas coisas aconteceram nestas últimas semanas.
Os meses de janeiro a março foram bastante diferentes este ano: estando eu já no terceiro trimestre de gravidez houve muito para deixar em ordem antes do bebé chegar e menos energia e capacidade cerebral disponíveis. Não vou escrever acerca de tudo, mas fica aqui um resumo das últimas duas semanas de Março.
Deus? Só Visto!
Já há 7 anos que o GBU está a organizar o Deus? Só visto! nas universidades: uma semana com vários eventos, com temas atuais e relevantes para os estudantes, em que queremos apresentar a nossa esperança: Jesus Cristo.
São vários meses de oração, preparação e divulgação para esta semana acontecer.
Este ano foi em Março, de 14 a 17 e falámos sobre Incerteza. Com um debate, duas palestras e um concerto, desafiámos os estudantes a pensar como é que a meio de crises económicas, políticas e ambientais podemos ter qualquer esperança.
No final de cada dia, convidámos os estudantes a não ficar por ali na reflexão: é nosso desejo continuar as conversas e ouvir as dúvidas dos estudantes, o nosso foco não se esgota nesta semana. Entre outras coisas, convidámos todos os estudantes a participarem num grupo de estudo do evangelho de João.
À semelhança do ano passado, apesar de vários estudantes não cristãos terem mostrado interesse em participar neste grupo de discussão, nenhum deles apareceu nos encontros.
Ora por todos os estudantes não cristãos que estiveram presentes nestes eventos: para que as ideias com que foram confrontados os levem a uma reflexão mais profunda e para que venham a conhecer Jesus.
Orem também pelos estudantes cristãos: para que sejam intencionais em continuar a conversa com os seus colegas sobre os temas apresentados e partilhem a esperança que têm em Jesus.
O bebé chegou
E no dia 24 de Março, uma semana depois do fim do “Deus? Só visto!”, como que pacientemente à espera pela sua vez de chegar, nasceu o nosso filho, João Atanásio Cid.
Estamos muito felizes, muito gratos a Deus por este bebé tão bonito que Ele criou e nos deu para cuidar.
Ele nasceu bem e saudável.
O parto foi fisicamente difícil para mim, a recuperação custosa, mas, graças a Deus, nestes últimos dias tenho estado substancialmente melhor.
Obrigada pelas vossas orações e mensagens queridas.
Orem por esta fase de adaptação à vida como pais, que Deus nos sustente nesta tarefa de educar este menino.
Os próximos meses
Os estudantes
Até Julho estarei de licença de maternidade. O GBU Lisboa e o GBU Leiria estarão a ser apoiados por outros assessores enquanto eu não volto. Ainda assim, é muito trabalho para ser dividido por assessores que já têm muito nas suas mãos. Orem por eles e continuem a orar pelos estudantes nestes meses.
O meu sustento
Por causa do meu regime de descontos no GBU, o valor que receberei da segurança social é bastante reduzido, pelo que o GBU irá suplementar a licença para que possamos viver estes meses sem essa diminuição significativa do nosso rendimento, que seria muito custosa para nós. Por isso, se puderes manter o teu apoio financeiro durante estes 4 meses de licença ficamos muito gratos.
O futuro
O João está a poucos meses de terminar os estudos no seminário de Londres.
Isso significa que em breve teremos de tomar decisões sobre o que vem aí depois do seminário. Ora por esta reta final e pelas decisões acerca do futuro: que possamos tomar decisões sábias e que honrem a Deus.