Norte de África
Igreja perseguida
Procurámos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho. (Atos 16.10)
Contexto
Amados irmãos e irmãs. Desejo que se encontrem a desfrutar a paz do nosso bom Deus. O mapa acima, indica vários países onde a igreja é perseguida. Foi-me pedido ajuda para apoiar a igreja de um desses países e pela garça de Deus no mês passado pude viajar e visitar os nossos irmãos ali.
A Igreja perseguida
Foi uma experiência marcante. Não sei se consigo compreender o que é aceitar Jesus e ser obrigado a assinar um documento junto da polícia secreta renunciado à fé obrigatória do país em que se vive e declarar que sou cristão e creio em Jesus. Por questões de segurança dos nossos irmãos, não darei
muitos detalhes neste breve relatório. Contudo, estarei disponível para qualquer esclarecimento da vossa parte.
Nesta viagem levámos (eu e um irmão de Espanha) literatura na língua do povo e pela graça de Deus tudo passou pela alfândega sem problemas. Entregámos também uma oferta para a igreja ali. Estamos muito gratos a todos os que se envolveram em oração para que a literatura chegasse às mãos dos nossos irmãos e irmãs em Cristo que não têm fácil acesso a livros evangélicos.
No país onde estive não é permitido professar o cristianismo aos cidadãos nacionais, sob pena de prisão. Apesar de atualmente essa regra não estar a ser observada de forma rígida, há sempre o risco de complicações bastante graves. As igrejas evangélicas ali existentes são reservadas para as comunidades cristãs estrangeiras. Em alguns casos, diferentes igrejas utilizam o mesmo espaço em horários e dias diferentes. A polícia vigia o espaço, impedindo a entrada a cidadãos nacionais e dissuadindo alguma possível hostilidade por parte dos populares.
A igreja onde estive reúne-se numa casa. É uma comunidade pequena. Além da falta de liberdade e perseguição, a pandemia levou à retirada dos missionários que ali havia anteriormente. É como que um começar do zero. Não há uma ideia clara dos crentes que existem numa cidade ou no país. Vão-se conhecendo a pouco e pouco. Muitas pessoas que por alguma razão já sofreram rotura com as suas famílias ou com a sociedade, encontram acolhimento na igreja. Cada pessoa tem uma história. Um passado. Um problema. Mães solteiras, homossexuais, famílias pobres ou com recursos muito limitados são encontrados no grupo que se reúne para adorar o nosso Deus Criador. Já todos compreenderam o evangelho? Provavelmente não.
Mas o evangelho está a ser anunciado e vidas vão sendo transformadas. Mas seguramente que se pode perceber a firmeza na fé de muitos e a presença de Jesus nas suas vidas.
Marcou-me o caso de um casal com grandes limitações financeiras. Por isso, têm de viver na casa dos pais. Têm filhos. Ali estavam eles reunidos no domingo, orando ao nosso bom Deus. Os seus filhos ainda pequenos não estavam lá. Estavam com os avós que apesar de não denunciarem este casal crente às autoridades, não permite que os meninos vão à igreja como pais e possam ter Escola Dominical. Eles estão a ser doutrinados na religião da família. Dói saber isso e viver isso deve doer ainda mais.
Em alguns casos que tive conhecimento, quando a polícia secreta identifica os nossos irmãos pressiona-os a serem informadores dos cristãos: quem são, quantos são, onde se reúnem, quando, como, etc. É criado um clima terrível quando começa a circular o boato que um irmão é informador. Será verdade?
Que fazer?
Na igreja aqui em Guimarães já estamos a traduzir e a enviar alguns dos materiais produzidos por nós para ajudar os nossos irmãos a crescerem na fé em Cristo. Queremos apoiar a igreja perseguida.
Ore
– para que os crentes possam permanecer firmes na fé;
– Para que os que vão chegando à igreja compreendam a mensagem do evangelho e sejam salvos e transformados pelo poder Deus;
– Por recursos financeiros para ajudar a suprir as necessidades;
– Para que Deus nos dê sabedoria, capacidade e criatividade para apoiar os nosso irmãos.
“Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;” (Cl 1.27-28)
Obrigado a todos os que se envolveram nesta viagem em oração e finanças.
Marca, ver os rostos alegres dos nossos irmãos por sentirem que nos preocupamos com eles e os amamos. Deus vos encha de graça. Agradeçam a liberdade que têm. Aproveitem bem as oportunidades. Não negligenciem o vosso crescimento em maturidade. Que o Deus de toda a glória e graça vos encha e abençoe.
Ao serviço do Mestre,
Paulo