Família Duarte | Resumo de 2022
Saudamos os queridos irmãos com a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua graça e misericórdia constantes, pelo dom inefável do seu Filho, que condescendeu em se fazer como um de nós com um firme propósito em mente, expiar os pecados do seu povo na cruz para nos reconciliar com Deus. Oh, que imensurável amor! É esse mesmo amor que tem estimulado a nossa caminhada. Sentimo-nos privilegiados e motivados no serviço da Sua obra. Este último ano de normalização da rotina pós-covid tem sido agradavelmente desafiante.
Ao nível familiar…
Aguardamos, a qualquer momento, a chegada de um novo membro. O nascimento do André está previsto para o final deste ano ou, no prognóstico mais longevo, para os primeiros dias de 2023. Esta é uma realidade que tanto nos deixa bastante felizes como ainda mais dependentes do braço forte e protector do Senhor.
- Rogamos a Deus por sabedoria na educação destas crianças para a Sua glória, e que Ele se digne alcançá-las com o Seu amor.
- Oramos para que se possam tornar uma benção não só na nossa família, mas também na igreja de Deus.
Juntamente com todas as tarefas domésticas e os afãs da gravidez, a Débora ainda tem desempenhado, de uma forma notável e dedicada, o papel de professora de ensino básico em regime de Ensino Doméstico, tanto para o João (7 anos; 2º ano) como para o Tiago (6 anos; 1º ano). A acrescer a isso, ainda tem colaborado com o ministério “Benditas” e “Ama a Deus por Inteiro”, produzindo material que tem abençoado mulheres (e não só) tanto em Portugal como no Brasil.
- Damos graças a Deus por estas oportunidades e pedimos as vossas orações por estes ministérios.
Ao nível da igreja local…
Muitos têm sido os desafios, mas também, olhando de uma perspectiva mais ampla, o nosso coração se alegra por alguns desenvolvimentos. Continuamos o caminho que traçámos desde o inicio, a saber, focar o nosso ministério nas Escrituras e saturar a vida da igreja com elas.
- Ao longo deste ano conseguimos que o livro do Êxodo fosse exposto na sua totalidade em contexto de culto, produzimos recursos para a meditação em família nas verdades de Deus encontradas nesse fantástico livro, e frisámos e recalcámos o valor, finalidade e cumprimento de Cristo em todas as partes das Escrituras. Aos poucos vai-se notando um conhecimento mais profundo, um interesse mais aguçado e uma maturidade mais desenvolvida dos membros da igreja local. Desafiámos também descrentes a se juntarem a nós, não só nestas exposições como também numa em especial, onde abordámos a ressurreição e as respectivas reações à mesma, durante o mês após a Páscoa. O que daqui resultou foi uma mudança de paradigma visível na igreja. Não abdicando do conhecimento das Escrituras, os membros da igreja têm-se tornado mais sensíveis aos crescente número de pessoas que nos visitam, mais preocupados que o Evangelho lhes chegue de uma forma clara, que o contacto seja iniciado não somente pelos presbíteros da igreja, mas por qualquer um que se sente próximo deles. Tem sido um mui agradável desenvolvimento.
- Uma outra atividade marcante na vida da igreja, este ano, foi a inédita realização de um Retiro para a Igreja, um evento extremamente benéfico para o aprofundar das amizades, amor, união e maturidade da mesma. Apesar de algumas poucas pessoas não conseguirem estar presentes, conseguimos que quase toda a igreja ali estivesse e pudemos olhar com maior atenção e pormenor para a nossa igreja local e o que Deus pede de nós, como membros da mesma. Desejamos, certamente, repetir no próximo ano, se Deus assim permitir.
- Para além disso, quisemos superar uma limitação inerente à nossa localização. Dado que vivemos e desempenhamos o nosso ministério maioritariamente em contexto de aldeia as oportunidades de socialização e novos relacionamentos são sempre mais limitadas. Ainda assim, firmámos o propósito de criar maior visibilidade da igreja, e o fizemos à boleia de duas datas marcantes. Juntamente com a preciosa colaboração da APEC preparámos um programa para as crianças, próximo do Dia da Criança, no largo da Aldeia, e contámos com uma generosa afluência de crianças e pais não cristãos. Também no Natal decidimos “sair fora de portas” e preparámos uma Cantata, com cânticos de Natal cantados em coral, e convidámos a população a assistir à história do Natal no largo da localidade, contando com um desafio evangelístico no meio. Em ambas as atividades vimos um resultado direto, com pessoas que ali tinham estado presentes a aceitaram o desafio de estarem presentes no culto no Domingo seguinte connosco. Louvado seja Deus por isso!
- Mas como a igreja não vive de eventos, este foi também um ano de desenvolvimento de relacionamentos à volta da Palavra. Iniciámos alguns encontros pessoais com o objetivo de ler a Palavra e orar com alguns membros da igreja, com o objetivo de aprofundar relacionamentos e conhecimento nas Escrituras, mas também de os motivar a criarem eles também essas mesmas oportunidades com outros membros da igreja.
- Juntámos também alguns pregadores e potenciais pregadores num grupo de reflexão acerca da Pregação, as suas bases bíblicas, necessidade e alguns aspectos práticos da mesma.
- Continuámos os encontros de jovens casais da igreja, uma oportunidade de refletir sobre os desafios e a graça de Deus no contexto do casamento e alguns encontros particulares com alguns casais que vão sentido mais dolorosamente esses desafios.
- Para além de todo este desafio concernente à igreja local, procurámos também não esquecer a colaboração com outros irmãos de outras igrejas locais, ou associações, no trabalho do Mestre. Esse apoio manifestou-se através da Pregação pontual, da celebração de funerais, da apresentação de estudos a igrejas ou a um grupo de adolescentes, a estes últimos sobre o tão relevante tema da sexualidade, da participação nos acampamentos do Palhal e Quintas do Norte, e igualmente de atividades da CIIP-Norte.
- Por fim, destacamos também a marcante oportunidade em Washington que eu, Jónatas, tive de em Março deste ano. Durante cerca de uma semana e meia foi-me dado o privilégio pelo ministério “IX Marks” de imergir intensivamente na vida da Capitol Hill Baptist Church, e refletir de uma forma profunda sobre eclesiologia prática. Este foi, indubitavelmente, um tempo marcante, revigorante e motivador, cujos efeitos ainda permanecem e oro para assim continuem por muitos anos na minha vida, ministério e circulo de influência.
- Terminamos rogando a Deus pelas vossas vidas, agradecendo pelas vossas orações e apoio, que tão generoso tem sido, e pedindo que perseverem em oração pelas nossas vidas e ministério!
-
Jónatas, Débora, João, Tiago, Maria, Inês e André.