Notícias de Fafe | Agosto a Outubro 2021
Agosto
- LOUVADO SEJA O SENHOR pela abençoada semana de evangelismo infantil de 9-13/08/21 com cerca de 16 crianças e adolescentes. Depois de algumas reuniões de planeamento que a Dália e a Miriam tiveram para este evento evangelístico, tiveram ainda outras reuniões com mais duas senhoras crentes que ajudaram neste evento evangelístico. No último dia, levamos as crianças para um parque para a última atividade evangelística e algumas crianças aceitaram Jesus como salvador. Eles levaram para casa convites para convidar os familiares e amigos deles para uma apresentação especial no culto de domingo. Desde o confinamento devido ao COVID-19 no ano passado, não tínhamos tantas pessoas como nesse culto especial 15/08/21. No fim do culto distribuímos dois tipos de calendários evangelísticos. Apesar de terem aparecido alguns familiares e amigos com as crianças, para aquele culto especial, eles não voltaram mais. Mesmo assim foi bom semear a Palavra do Senhor nos seus corações. Nesse sentido, vamos retomar as reuniões quinzenais da Geração XXI sob a responsabilidade da Dália e da Miriam. Pode ver algumas fotos e filmes neste pequeno vídeo .
- LOUVADO SEJA O SENHOR pela 2ª ajuda missionária enviada a 13/08/21 para os deslocados de Cabo Delgado. Emmanuel, que estudou em Celorico de Basto e viveu em Fafe durante um período de três anos, vive agora no distrito de Nampula, e lidera um projeto humanitário em consequência do terrorismo islâmico que tem causado a morte de muitas pessoas. À semelhança do 1º projeto, contactamos crentes e não crentes com o objetivo de auxiliar neste 2º projeto Aqui está um relato encorajador dele sobre a ajuda humanitária, que contou com a participação da Igreja Evangélica de Fafe juntamente com outras pessoas que doaram para esta causa de pessoas carenciadas de Cabo Delgado, que se encontram refugiadas no norte de Nampula (Moçambique). Fafe, para a honra e a glória do Senhor.
“A Paz de Jesus, queridos irmãos. Muitíssimo obrigado pela vossa contribuição no projecto de ajuda ao centro de deslocados de Cabo Delgado, localizado na minha província de Nampula. É um lindo gesto de amor e cuidado pelos nosso irmãos que perderam tudo e estão a recomeçar de novo. Khochukuro (quer dizer, muito obrigado na minha língua materna). Muito obrigado pela confiança e pelo privilégio que me dão de poder servir ao Senhor neste projecto. Como de costume, farei a atualização do andamento do projeto em todas as fazes e irei partilhar cá no grupo. Que Deus vos guarde e abençoe! Beijinhos e abraços para todos, com muitas saudades. Estamos juntos. Bom fim de semana.” Depois retornando a Nampula e liderando um projeto humanitário e partilhou algo que nos impactou: “…Estou com o coração cheio Tenho um grande desejo de abrir um orfanato lá. Pelo menos iniciar com a geração 21 com o meninos. E nas minhas férias, posso tirar 2 semanas a realizar um acampamento com eles, com jogos, actividades e estudos bíblicos e concursos, como se fosse os acampamentontos da união bíblica, gostaria de comprar calçado e roupa para os meninos.” .
- LOUVADO SEJA O SENHOR por uma turma curricular de EMRE de 10 alunos do 2º e do 3º ciclo na Escola Básica Carlos Teixeira. No ano passado, obtivemos 10 alunos mas eles continuaram a levantar obstáculos, mas pela fé em Jesus Cristo, os muros da Jericó espiritual naquela escola caíram com 10 alunos matriculados desta vez sem oposição e por isso, o Miguel apresentou-se na secretaria da Escola a 20/08/21 e depois na direção da escola. Louvado seja o Senhor por uma conversa abençoada com um membro da direção que o Miguel conhecia em que ele teve uma filha na escola de inglês durante muitos anos que ela estudou lá. Nesta conversa abençoada Miguel deu o testemunho dos 32 anos de ministério em Fafe para a glória do Senhor Jesus Cristo. Aleluia naquele dia um milagre de 30 anos em semear naquela Escola Básica Carlos Teixeira foi realizado. Ao final da excelente conversa, ele disse que os alunos não poderiam estar todos juntos porque os 10 alunos são de turmas diferentes do 5º ao 9º ano. Portanto, eu teria que ir à escola umas 8 vezes por semana a título extra curricular em regime de voluntariado, contrariando a tendência que é considerar a turma curricular (sendo pago apenas uma hora por semana, como acontece com a Dália na escola básica de Montelongo) em vez de apenas uma vez por semana, ao que Miguel disse que sim e também se ofereceu para ensinar a alguns alunos matriculados em EMRE do 1º ciclo (1º ao 4º ano) que não atingiu os 10 alunos para ser curricular, ao que ele ficou surpreendido, dizendo que ele iria ver se isso seria possível dar aulas de EMRE voluntariamente também ao 1º ciclo extra curricular, como a Dália tem feito na Escola de Montelongo.
SETEMBRO
- LOUVADO SEJA O SENHOR por portas abertas que esta turma extra curricular de EMRE de 13 alunos do 2º e do 3º ciclo tem aberto na Escola Básica Carlos Teixeira. À medida que o Miguel tinha reuniões de departamento e depois as reuniões das 9 turmas dos 10 alunos de EMRE (entre os dias 9 e 16/09/21), ele ia oferecendo a cada diretor de turma, respetivos professores e alguns funcionários, cerca de 100 calendários “Tesouros Escondidos”, juntamente com um cartão de visita. Nessas várias reuniões de preparação e planeamento, cada professor tinha que apresentar uma planificação das aulas para todo o ano letivo (longo, médio e a curto prazo, além dos critérios de avaliação. Depois que as aulas começaram, o Miguel tem 8 aulas de EMRE, pois a escola não consegue agrupar todos os alunos do 5º ao 9º ano, numa só hora; como acontece com a Dália nas aulas de EMRE que ela tem no agrupamento de escola de Montelongo. A Dália ainda teve mais reuniões do que o Miguel, pois ela tem mais alunos, mais turmas, mas separados, recebendo apenas 2 horas por semana. Inicialmente estes 10 alunos pertenciam a 7 turmas diferentes, mas no dia 23/09 houve um novo aluno brasileiro que não cabia nesses 7 horários diferentes e perguntaram se ele ter aulas de EMRE num outro horário e o Miguel disse que sim.
- LOUVADO SEJA O SENHOR pela abençoada oportunidade de partilhar Jesus Cristo, através do evento “Cuidar da Casa Partilhada” (14/09/21) com os seguintes participantes: Pr. Brissos Lino, Eng. Marcial Felgueiras, Dr. Alfredo Abreu, Eng. Luís Calaim, Matheus Corsete e Miguel Castro. A Fafe TV também fez uma transmissão direta do Facebook direto da plataforma da Universidade Lusófona. Graças ao Senhor, até o momento, existem 2.900 visualizações.
OUTUBRO
- LOUVADO SEJA O SENHOR pela maravilhosa oportunidade de estar presente pela 1ª vez numa cerimônia protocolar de tomada de posse da nova liderança municipal (16/10/21). Normalmente o padre é convidado para todas as cerimônias, mas, desta vez, foi a primeira oportunidade que uma igreja evangélica foi convidada para participar daquela importante cerimônia junto com a Igreja Católica. Ambos estavam sentados na segunda fila, num total de 12 filas. No fim a Dália e o Miguel tiveram a oportunidade de cumprimentar a nova liderança, deixando-os saber que geralmente oramos por eles. É interessante notar que há 2 vereadores que tiveram contacto com o Light Stream, juntamente com Dale Chappell quando este grupo musical americano veio para Fafe por volta de 1986. A outra vereadora teve contacto com a Liga do Testamento de Bolso, que esteve aqui em Fafe vários anos, sendo a 1ª vez com um americano Chris Luckman por volta de 1989 e depois com o casal brasileiro Daniel e Nilvana Resende. Isso aconteceu quando viemos para Fafe com outros missionários americanos Nancy Zellers, Tony e Jelena Gomes, bem como Gary e Julie Williams em Julho de 1989. Estamos animados que esses dois vereadores estejam familiarizados com a igreja evangélica de Fafe; sabendo que a Palavra do Senhor não volta vazia para o Senhor.
- LOUVADO SEJA O SENHOR pela abençoada reunião zoom de conselheiros de evangelismo na Internet (6/10/21), em que são preciso mais conselheiros. Pedimos oração contínua por sabedoria para aconselhar as pessoas cujos contatos estamos acompanhando mais do que o normal, visto que este ministério na web continua a ser inundado com pedidos de ajuda no site da Internet de Billy Graham.
- Ore por portas abertas para as 9 turmas de EMRE e 13 alunos no agrupamento de escolas Prof. Carlos Teixeira, desde o 5º ao 9º ano. Como não foi possível colocá-los todos juntos numa só turma, o Miguel tem que dar aulas 8 vezes por semana, em vez de apenas uma. Como resultado desta situação em agrupar todos os alunos numa só turma, as escolas compensam e colocam a turma curricular que tenha no mínimo 10 alunos; pagando uma hora por semana, embora o professor de EMRE vá à escola várias vezes por semana que forem necessárias. Seguindo este padrão, o Miguel pensava que iria receber pelo menos uma hora por semana, ao que acontece com a Dália. Como isso não aconteceu, o Miguel falou pessoalmente com o diretor da escola, mas ele não quis ver essa opção do copo meio cheio, mas sim a outra opção do copo meio vazio, em que os 13 alunos não estão agrupados numa só turma, por isso, não pode ser curricular. Além destas 8 aulas separadas de EMRE, o Miguel tem 9 reuniões intercalares, mais 9 reuniões de avaliação destas 9 turmas por trimestre. Por isso o Miguel teve várias reuniões de professores na escola, realizadas nos dias 12, 25, 27, 28/10/21 e outras em Novembro. No ano passado o Miguel conseguiu 10 alunos de EMRE, mas esta escola não autorizou. Agora este ano, a escola autorizou, mas não considerou a turma curricular, mesmo depois da conversa particular com o diretor, fazendo-o ver o copo meio cheio. O Senhor é Fiel e é Soberano, vendo essas reuniões de professores e as 8 aulas de EMRE como mais um campo missionário, contactando mais vezes com professores e funcionários, estabelecendo amizades em especial com o padre de EMRC e distribuir calendários.
- Continue a orar por sabedoria do Senhor e por resultados encorajadores através destas oportunidades online: https://www.igrejaefafe.pt/ Facebook, YouTube, Instagram, e Twitter para alcançar mais pessoas em Fafe e arredores de Fafe, para aqueles que procuram Jesus através da Internet, com pequenas meditações evangelísticas diárias.
- Continue a orar pelo nosso apoio financeiro, pois ainda estamos nesta fase de levantamento de sustento para ela fé em Jesus, através da MEVIC, onde podem ser enviadas ofertas missionárias. Indicar no descritivo da TRF que o donativo é para nós. A outra opção (caso não consigam fazer isso) é enviar o comprovativo de TRF para [email protected].
Muitas bênçãos em Jesus
Miguel & Dália
Travessa Sub Rego N 22 Medelo – 4820-511 Fafe – 351253598928/351913641942