Dêmos louvores a Deus, o qual, pela força que nos concede, tem poder para realizar muito mais do que aquilo que nós pedimos ou somos capazes de imaginar. 21Dêmos-lhe glória por meio da igreja e de Jesus Cristo, agora e para todo o sempre. Ámen.
Efésios 3:20-21
Abril é um mês cheio no GBU. É o mês da Assembleia Geral do GBU e também é o mês do Conselho Nacional estudantil, um fim de semana em que os líderes estudantis dos GBUs de Portugal inteiro se juntam para partilhar o que está a acontecer nas suas cidades e ser relembrados da visão que queremos alcançar para as universidades. Este CNE aconteceu em Coimbra e foi um bom tempo, com estudantes que vieram de muito longe para participar.
Aveiro
Em Aveiro ainda estamos a fazer o rescaldo do Deus? Só Visto! que teve lugar em Março.
Tivemos a participação de vários estudantes não cristãos e muitos deles com perguntas profundas e muito interesse em saber mais acerca da fé cristã.
Um destes estudantes, o J. estava tão interessado em saber mais sobre Jesus depois de participar em algumas das palestras que tivemos, que numa noite leu o evangelho de Marcos inteiro. No último dia, quando já todos os participantes tinham saído da sala e só restavam os estudantes do GBU a limpar, ele pegou no microfone e disse: “Obrigado por aquilo que vocês estão a fazer aqui, é muito importante. Estou muito grato pelo vosso compromisso com isto e da minha parte, posso dizer que estou comprometido a investigar a fé cristã a fundo e neste momento, até posso dizer que estou muito próximo de tomar uma decisão.”
Ele tem estado a ler a bíblia com um estudante cristão e continuamos a orar para que ele se aproxime mais de Jesus.
Apesar da participação ativa de vários estudantes não cristãos ao longo daquela semana de eventos, para além do J. mais nenhum quis juntar-se aos estudos bíblicos e continuar as conversas que começámos. Oramos para que Deus continue a incomodar os corações dos que ouviram e que eles venham a conhecer Jesus como Senhor das suas vidas.
Passagem de liderança
Estamos agora ativamente a tentar encontrar e preparar os estudantes que vão liderar os grupos de GBU no próximo ano letivo.
Na Guarda, o líder Levi é finalista e ainda não há nenhum estudante para o substituir encabeçar a liderança do grupo. Orem para que Deus levante um estudante líder na guarda.
Em Leiria e Viseu, os líderes manter-se-ão mais ou menos os mesmos.
Em Aveiro, temos ainda um algum caminho para fazer nesta transição. Têm sido dois anos desafiantes para este grupo no que toca a passagem da pasta da liderança. Sendo um grupo maior, precisa de uma equipa de líderes maior, mas nem sempre é fácil encontrar os estudantes com a maturidade e a disponibilidade necessárias para esta tarefa. Orem por Aveiro, para que Deus levante bons líderes para conduzir o grupo de forma fiel.
EBU
Nos últimos meses começámos a organização do Encontro Bíblico Universitário 2025. Será mais um ano em que estarei a liderar a equipa que organiza este evento, que é o retiro de arranque do ano letivo em Setembro.
Está a ser muito bom trabalhar lado a lado com a Josy, o Eduardo, a Sara e o Tiago. Orem por esta equipa, por todo o trabalho que temos pela frente, para que possamos estar enraizados no texto bíblico à medida que preparamos os conteúdos devocionais e esboçamos o esqueleto deste retiro.
Aqui por casa
Setembro já costuma ser um mês muito cheio para a nossa família, com o arranque do ano no GBU, o EBU e o trabalho na igreja. Mas este ano, será ainda mais cheio – há um bebé Cid a crescer escondido, que deve nascer no fim de setembro e tornar este mês ainda mais alegre.
Estamos entusiasmados! O Atanásio já sabe que há um bebé na minha barriga e também diz que há um bebé na barriga dele. Orem por esta gravidez e por esta transição na nossa família.
Se desejas apoiar o ministério do GBU contribuindo regularmente para o meu sustento, podes falar comigo.