Um resumo de 2023
Graça e Paz!
Em primeiro lugar queremos agradecer as vossas orações e comunhão.
O ano 2023 foi muito desafiante pois após o tempo da pandemia muitas coisas tiveram de ser “reconstruídas”, em concreto na nossa Igreja, a Escola Dominical, que está a ser renovada começando pelos mais pequeninos até aos jovens.
Começamos o ano com culto de Batismos em janeiro, sendo 4 irmãos jovens da nossa igreja local e mais dois de uma outra. Houve ainda em junho mais um culto de Batismos, com mais dois irmãos. Em fevereiro tivemos o nosso 91º aniversário, que é sempre um tempo de despertamento da Igreja. Ao longo do mês tivemos vários irmãos convidados, que na sua infância e ou juventude passaram pela nossa Escola Dominical, mas que agora estão servindo a Deus noutros locais e ou ministérios. Depois do tempo de Páscoa que para o crente é sempre um tempo especial, tivemos também a festa das mães em maio. Em junho retomamos o nosso passeio/convívio depois de 3 anos de interregno devido às limitações sanitárias existentes. Após o tempo de acampamentos e férias tivemos a alegria de ter algumas pessoas novas na igreja e também uma jovem senhora que aceitou o Senhor Jesus como Salvador. Estamos a tentar implementar (pois não era tradicional no passado) um dia de ação de Graças no último sábado de novembro, e este ano, pela segunda vez, já tivemos quase o dobro das presenças do ano passado, quando iniciamos esta atividade. Também tivemos a visita de um cristão messiânico (ir. Moshico) que nos falou da verdadeira situação atual em Israel. Na nossa festa de Natal, pudemos ter participações das diferentes faixas etárias a começar pelos mais pequeninos, que se portaram muito bem” (ver fotos). É sempre um tempo de alegria e partilha. Temos continuado a transmitir os nossos cultos de pregação aos domingos online, através da nossa página de Facebook, e temos alcançado pessoas distantes, que doutra forma porventura não ouviriam a mensagem da Salvação. Usamos também a plataforma Zoom, para as reuniões de oração e estudo. Infelizmente a maioria dos membros da zona igreja mora num raio superior a 10km da casa de oração, pois atualmente é praticamente impossível viver na Foz com o preço das rendas e casas, extremamente alto.
Já no início de 2024 partiu para o Senhor o ancião mais antigo e mais idoso na igreja, pois era o último dos que ao longo da nossa carreira cristã, sempre foi um exemplo de fidelidade e consagração, mas também já tivemos uma reunião em que um novo presbitério foi escolhido com irmãos mais novos e disponíveis para a obra de Deus, tendo atualmente quatro anciãos e quatro diáconos e diversos ministérios com os quais pensamos alcançar novos objetivos em 2024.
Também no ministério da União Bíblica-Norte, pudemos continuar a ser usados quer no tocante aos acampamentos na Páscoa e no Verão nas instalações UB das Quintas do Norte, e também de umas dez igrejas que usaram esse espaço para retiros próprios, como também em diversos cultos e encontros na área de Coimbra para cima, e especialmente no Encontro Luso-Galego que este lugar teve lugar na Galiza, em Vilagarcia de Arousa. Ainda na redação de devocionais como o “Hoje” ou o “Pão do Céu”, em intensa colaboração com a Direção nacional da União Bíblica.
Por tudo isto e por tudo o que sabemos que Deus vai continuar a fazer, pois Ele é Fiel, estamos profundamente gratos a Deus e também ao Departamento Missionário da CIIP, pelo apoio.