CARTA DE ORAÇÃO, 1º SEMESTRE 2020
NOVIDADES
Saudações em Cristo amado(a) irmão(ã).
Queremos agradecer a sua disposição e interesse para discorrer algumas linhas sobre o ministério que temos desenvolvido neste último ano e meio. Sentimo-nos extremamente privilegiados pela missão que Deus nos colocou em mãos de servirmos a tempo integral na Sua obra.
Sentimo-nos em dívida, primeiramente para com Deus, mas também para com os irmãos. Percebemos que não temos feito chegar informações com a regularidade necessária, de forma a que se possam juntar a nós em oração e cooperação para o avanço e edificação do Reino. Perdoem-nos! É nossa intenção passar a enviar notícias actualizadas, com frequência semestral, para que se possam sentir igualmente motivados como parte do que Deus está a fazer no Silveiro e arredores.
Sendo esta uma das primeiras cartas, faz-se necessário que uma síntese passada seja apresentada. As áreas de actuação têm sido diversas, mas poderemos dividi-las em duas: reformas estruturais e criação de conteúdos; e ministério visível.
REFORMAS ESTRUTURAIS E CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS
estas são geralmente imperceptíveis, mas criam a base sólida onde queremos crescer
- Estímulo, preparação e organização de séries de pregação expositiva sequencial de acordo com as necessidades identificadas na igreja local;
- Reorganização e preparação das reuniões de Presbíteros da igreja local;
- Organização da membresia oficial, incluindo criação de declaração de fé, pacto de compromisso e curso “Introdução à Membresia”;
- Preparação de um estudo bíblico-temático sobre eclesiologia.
- Criação de curso de preparação pré-matrimonial.
- Planeamento e organização de Conferências com temas culturalmente relevantes inseridas na celebração dos 80 anos da igreja local;
- Organização de diversos estudos para os jovens (+14);
- Restruturação da Escola Bíblica Dominical, principalmente ao nível dos currículos, que envolve tradução de conteúdos (em parceria com a Igreja Baptista da Lapa);
- Organização das escalas de colaboração dos diversos ministérios;
- Planeamento do projecto de replantação em Mamodeiro com a colaboração da BridgePointe Church (EUA);
- Organização de encontros mensais de plantação de igrejas, em Lisboa, inseridos no ministério CitytoCity;
- Participação activa na direção do CERP na organização e divulgação dos Retiros do Palhal;
MINISTÉRIO A QUE CHAMARÍAMOS DE VISÍVEL
- Exposição bíblica, dedicando tempo apropriado para a preparação e aplicação particulares (normalmente com frequência quinzenal na igreja local, e com regulares pregações e estudos em outras igrejas circundantes)
- Exposição dos cursos e estudos acima mencionados.
- Aconselhamento matrimonial a alguns casais da igreja.
- Fomentação de encontros mensais para jovens casais como grupo de discussão.
- Envolvimento activo no ministério de louvor e multimédia.
- Encontros regulares com famílias ou pessoas particulares da igreja local (e não só) para conversas pastorais e oração.
- Visitação;
- Hospitalidade intencional para com não cristãos;
- Exposições bíblicas, como orador, tanto nos Retiros do Palhal, como no Retiro de Jovens da Bairrada;
É obvio que, tratando-se apenas de um sumário, não temos a pretensão de esgotar estes tópicos. Teremos todo o prazer de os expandir, caso tenham interesse em saber mais.
Destacamos ainda as formações com as quais fomos abençoados. Foram oportunidades únicas e bastante selectivas ao âmbito nacional. Mencionamos a viagem a Nova Iorque para um curso intensivo de Plantação e Revitalização de Igrejas, a viagem à Croácia direcionada ao apoio e formação conjugal/familiar e a viagem à Grécia para três dias intensos sobre dinamização e crescimento de grupos de plantadores de igreja, tudo com o apoio do ministério “City to City” da Redeemer Presbyterian Church em Nova Iorque.
Tivemos ainda a indiscritível misericórdia de vermos o nosso filho Tiago a ser milagrosamente salvo de uma queda potencialmente fatal e de assistirmos ao aumento da família com a chegada da Maria (2018) e da Inês (2020).
O trabalho é muito, a seara é grande, as nossas imperfeições são imensas, mas Cristo é maior! É um privilégio poder “gastar” a nossa vida por Cristo e pelos irmãos. Estamos abertos para a conversação e sugestões no que podemos melhorar para que todos possamos crescer à imagem perfeita daquele que nos salvou!
“A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” – Colossenses 3.16
Deixamos alguns pedidos de oração e a promessa que a próxima carta será menor. Se nos amam, orem por nós!
AGRADECEMOS
- Pelo aumento numérico da família, assim como pela preteção e sustento da mesma.
- Pelas oportunidades formativas que o Jónatas tem tido, assim como pelos ministérios que têm demostrado desejo pela sua colaboração.
- Pela igreja local onde Deus nos colocou e pelo ministério nesta igreja nestes primeiros anos.
- Pela abertura da igreja local em se dispor a algumas mudanças que visam o crescimento e edificação da igreja e a glória de Deus.
- Por todos os que se têm disposto a ajudar e encorajar a nossa família e ministério, seja por palavras, atitudes ou sustento financeiro.
ROGAMOS
- Pelo primeiro ministério que Deus nos colocou na nossa mão – a família. Que Deus nos ajude a sermos pais piedosos, que aliam o exemplo às palavras.
- Por sabedoria na seleção das reformas necessárias, administração do tempo e socorro às necessidades da igreja local e igrejas circundantes.
- Para que Deus traga um avivamento pessoal e comunitário. Queremos ver mais pessoas a renderem-se a Jesus, casamentos restaurados, crescimento em maturidade no Senhor, etc. para a glória do Senhor.
- Pelo ministério da Pregação da Palavra, fundamento primário na vida da igreja. Precisamos de auxílio divino para a pregação fiel, fulgorosa, evangélica e relevante.
- Pelo sustento familiar.
“Não é coisa pequena ficar de pé diante de uma congregação e dirigir uma mensagem de salvação ou condenação, como sendo do Deus vivo, no nome do nosso Redentor. Não é coisa fácil falar tão claramente, que um ignorante nos possa entender; e tão seriamente, que os corações mais desfalecidos nos possam sentir; e tão convincentemente, que críticos contrários possam ser silenciados.” Richard Baxter, The Reformed Pastor
JÓNATAS, DÉBORA, JOÃO, TIAGO, MARIA, INÊS DUARTE
+351 964 352 378